A HP anunciou um novo modelo de computador tudo-em-um da família Pavilion. O grande destaque do novo desktop é a opção do fabricante de vendê-lo com o Ubuntu com o sistema operacional pré-instalado. O Pavilion 20 oferece ao usuário uma APU dual-core da AMD E1-1200 com 1.4 GHz com tela de 20 polegadas.
Usando uma APU, o usuário do Pavilion poderá comemorar a presença de uma GPU com qualidade Radeon. Neste caso, trata-se de uma Radeon HD 7310, que precisa recorrer aos 4 GB de RAM DDR3 do sistema para gerenciar o processamento de imagens.
O restante do computador traz disco rígido de 500 GB, quatro portas USB 2.0 e duas portas USB 3.0. Há, também, um leitor de cartões de memória e, acionada pela GPU, a tela de 20 polegadas tem resolução de 1600 x 900 pixels, que não chegam a impressionar, mas certamente exibiram a interface Unity do Ubuntu com bastante beleza e detalhes.
Se o Pavilion 20 não exibe vigor no hardware, por outro, aposta no Ubuntu como solução de sistema operacional. É o primeiro computador da HP a ser comercializado com uma distribuição Linux fora da China. A iniciativa aproxima a HP da Dell no nicho de mercado de computadores com Ubuntu, e não Windows, pré-instalados. Na Europa, onde já está sendo vendido, o Pavilion 20 pode ser encontrado a preços que chegam a casa dos RS$ 1000.
Nenhum comentário